Para uma leitura dos arranjos de Alberto Pucheu
Resumo
No bloco unitário a primeira estranheza. Massas acinzentadas, aglomerados de letras, corpúsculos compondo, na página, um corpo único e maior. A princípio, o sentido enviando seu batedor, seu emissário mais flácido, mais magro e lento: o significado. Ou antes: uns significados, pois, se algum sentido comparece ali, é na condição de multiplicidade, de variedade extrema, é diferindo de frase para frase ou de trecho para trecho. E não se sente um crescendo, um contínuo. Se é fácil passar de uma parte à seguinte, será uma terceira que lançará uma luz inesperada sobre a intermediária, aumentando a distância entre as duas primeiras. A associação livre do arranjo parece ser de sinapses curtas, chega-se bem do segundo ao terceiro ponto, mas nisto o primeiro já se perdeu num abismo. Como, talvez, num esbarro, no esbarro de que Alberto Pucheu tanto parece gostar. No qual as frases se tocam uma à outra e esta a uma terceira. E só. Sem elo maior ou plano suplementar de unidadeReferências
PUCHEU, Alberto. A fronteira desguarnecida: poesia reunida 1993-2007. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2007.
RIMBAUD, Arthur. Prosa poética. Tradução prefácio e notas por Ivo Barroso. Rio de Janeiro: Topbooks, 1998.
Downloads
Publicado
2017-03-08
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).