O Fin-de-siècle: um mundo que mudava

Autores

  • Joel Fonseca UFRJ

Resumo

Nesta comunicação pretendo apresentar alguns elementos que venham servir de ponto de apoio em reflexões a respeito do eu na modernidade e pósmodernidade, sendo que a tônica de informações e buscas será no período que vai de meados do século XIX a início do século XX, exatamente o período em que a crise do liberalismo se agravou e gerou profundas transformações na humanidade, em todas as sociedades após esse tempo.

Biografia do Autor

Joel Fonseca, UFRJ

Aluno do Curso de Mestrado em Ciência da Literatura
(Programa de Semiologia). Comunicação feita durante o 2º. SIMPÓSIO DE PÓSGRADUAÇÃO. EM CIÊNCIA DA LITERATURA.
Faculdade de Letras da UFRJ. 27 e 28 de junho de 2004

Referências

SCHORSKE, Carl E.. Viena findesiècle: política e cultura. São Paulo, Companhia da Letras/ Ed. Unicamp, 1988.

SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Trad.: Lygia Araújo Watanabe. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.

BELISÁRIO, Roberto. Viena findesiècle: política e cultura. Carl E. Schorske. Cia das Letras/Ed. Unicamp, 1988. Resenha. s.l.; s.d. Disponível em: .

DIAS, Edson dos Santos. Resgatando o movimento modernista urbano: a expressão de uma conjuntura histórica que marcou as cidades do Século XX. In: Revista GeoNotas, Universidade Estadual de Maringá,

Número 4, Vol. 4. Maringá, 2000. Disponível em: .

EAGLETON, Terry. As ilusões do pósmodernismo. Trad.: Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1998.

MUNK, Leonardo. Paris, Viena: dois espectros de uma sociedade em crise. Rio de Janeiro, UFRJ, s.d. Disponível em: www.ciencialit.letras.ufrj.br/ensaios/munk.doc>.

Publicado

2017-04-04

Edição

Seção

Artigos