O Fin-de-siècle: um mundo que mudava
Аннотация
Nesta comunicação pretendo apresentar alguns elementos que venham servir de ponto de apoio em reflexões a respeito do eu na modernidade e pósmodernidade, sendo que a tônica de informações e buscas será no período que vai de meados do século XIX a início do século XX, exatamente o período em que a crise do liberalismo se agravou e gerou profundas transformações na humanidade, em todas as sociedades após esse tempo.
Библиографические ссылки
SCHORSKE, Carl E.. Viena findesiècle: política e cultura. São Paulo, Companhia da Letras/ Ed. Unicamp, 1988.
SENNETT, Richard. O declínio do homem público: as tiranias da intimidade. Trad.: Lygia Araújo Watanabe. São Paulo, Companhia das Letras, 1998.
BELISÁRIO, Roberto. Viena findesiècle: política e cultura. Carl E. Schorske. Cia das Letras/Ed. Unicamp, 1988. Resenha. s.l.; s.d. Disponível em: .
DIAS, Edson dos Santos. Resgatando o movimento modernista urbano: a expressão de uma conjuntura histórica que marcou as cidades do Século XX. In: Revista GeoNotas, Universidade Estadual de Maringá,
Número 4, Vol. 4. Maringá, 2000. Disponível em: .
EAGLETON, Terry. As ilusões do pósmodernismo. Trad.: Elisabeth Barbosa. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Ed., 1998.
MUNK, Leonardo. Paris, Viena: dois espectros de uma sociedade em crise. Rio de Janeiro, UFRJ, s.d. Disponível em: www.ciencialit.letras.ufrj.br/ensaios/munk.doc>.
Опубликован
Выпуск
Раздел
Лицензия
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).