Cinema novo: um modo brasileiro de fazer cinema

Autores

  • Mariana Gesteira da Silva UFRJ

Resumo

No Brasil, durante a primeira metade do século XX, houve o intento de se produzir filmes que se equiparassem àqueles feitos nos países desenvolvidos tanto na expressão, como na produção. No entanto, o resultado frustrado da empreitada deu origem a filmes que, em geral, eram ignorados ou rechaçados por intelectuais e por críticos.

Referências

AVELLAR, José Carlos. Deus e o diabo na terra do sol: a linha reta, o melaço de cana e o retrato do artista quando jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

______. O Neorealismo e a revisão do método crítico. Cinemais: Revista de cinema e outras questões audiovisuais. Rio de Janeiro, n. 34, p.135176, abril / junho 2003.

COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Globo, 2003.

COUTINHO, Eduardo F.. “ ‘Learning how to curse in the master's tongue': estratégias do PósColonialismo

na América Latina”. In.:______, Literatura Comparada na América Latina. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.

FABRIS, Mariarosaria. O Neorealismo italiano em seu diálogo com o cinema independente brasileiro. Cinemais: Revista de cinema e outras questões audiovisuais, n. 34, p.7382, abril / junho 2003.

GOMES, Paulo Emílio Sales. Pequeno cinema antigo. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GUEVARA, Alfredo (org.). Cien años de cine latinoamericano , 18961995.

La Habana: Instituto Cubano

del arte e industria cinematográficos.

PARANAGUÁ, Paulo. Cinema na América Latina. Porto Alegre: LP&M, 1984.

XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2019-03-10