Cinema novo: um modo brasileiro de fazer cinema
Abstract
No Brasil, durante a primeira metade do século XX, houve o intento de se produzir filmes que se equiparassem àqueles feitos nos países desenvolvidos tanto na expressão, como na produção. No entanto, o resultado frustrado da empreitada deu origem a filmes que, em geral, eram ignorados ou rechaçados por intelectuais e por críticos.
Literaturhinweise
AVELLAR, José Carlos. Deus e o diabo na terra do sol: a linha reta, o melaço de cana e o retrato do artista quando jovem. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
______. O Neorealismo e a revisão do método crítico. Cinemais: Revista de cinema e outras questões audiovisuais. Rio de Janeiro, n. 34, p.135176, abril / junho 2003.
COSTA, Antonio. Compreender o cinema. São Paulo: Globo, 2003.
COUTINHO, Eduardo F.. “ ‘Learning how to curse in the master's tongue': estratégias do PósColonialismo
na América Latina”. In.:______, Literatura Comparada na América Latina. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2003.
FABRIS, Mariarosaria. O Neorealismo italiano em seu diálogo com o cinema independente brasileiro. Cinemais: Revista de cinema e outras questões audiovisuais, n. 34, p.7382, abril / junho 2003.
GOMES, Paulo Emílio Sales. Pequeno cinema antigo. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GUEVARA, Alfredo (org.). Cien años de cine latinoamericano , 18961995.
La Habana: Instituto Cubano
del arte e industria cinematográficos.
PARANAGUÁ, Paulo. Cinema na América Latina. Porto Alegre: LP&M, 1984.
XAVIER, Ismail. Cinema brasileiro moderno. São Paulo: Paz e Terra, 2001.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).