Da janela é possível ver o farol

Autores

  • Brena Suelen Siqueira Moura UFRJ

Resumo

No primeiro capítulo de To the Lighthouse (1927) de Virginia Woolf -- A Janela -- a narração tem como ponto de partida a ida ao farol. Esta se torna fio condutor para guiar toda a fala, sentimento dos personagens ali presentes, seja no filho tendo que ser acalentado pela mãe a partir da recusa do pai quanto à viagem, seja na mãe que não perde as esperanças para que a viagem se realize para não frustrar as expectativas do filho, mesmo com as repressões do marido e do convidado Tansley que até analisa a direção do vento para comprovar a impossibilidade da viagem no dia seguinte.

Referências

AUERBACH, Erich. Mímesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Tradução de George Bernard Sperber. 2ª Edição revisada. São Paulo: Perspectiva, 1976 (Coleção Estudos -- Crítica, 2).

CRUGLAK, Clara. Clínica da Identificação. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2001.

FREUD, Sigmund. Luto e Melancolia. In: A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

_______. Sobre a transitoriedade. In: A história do movimento psicanalítico, artigos sobre metapsicologia e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

PERES, Urania Tourinho. Mosaico de letras: ensaios de psicanálise. Rio de Janeiro: Editora Escuta, 1999.

PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido. No caminho de Swann. São Paulo: Editora Globo, 2006.

TROCOLI, Flavia. Molduras para o vazio -- duas obras de Clarice Lispector. Campinas, UNICAMP, São Paulo, FAPESP, 2004.

WOOLF, Virginia. Rumo ao Farol. Tradução de Luiza Lobo. Rio de Janeiro: O Globo; São Paulo: Folha de São Paulo, 2003.

Downloads

Publicado

2012-09-01

Edição

Seção

Artigos