Encantos e desencantos mil: de cidade maravilhosa à cidade-crônica

Autores

  • André Luis Mourão de Uzêda UFRJ

Resumo

Seja com maior lirismo, crítica ou humor, desvendar os “desencantos mil” da cidade que se propõe para o mundo como “maravilhosa” é, sem dúvida, o maior legado das crônicas cariocas deixado pelos cronistas do Rio -- nem sempre cariocas, deve-se ressaltar. Há, de fato, como afirmou Beatriz Resende, uma relação muito especial entre a crônica e o Rio de Janeiro. Nossos primeiros cronistas modernos, atentos a esta cidade que se apresenta como cenário e objeto de transformação constante, instauram uma tradição de olhar para a cidade de um modo singular e contemporâneo. Nesse exercício, não apenas porque percorrem a cidade em busca de matéria para redigir seus textos, mas sobretudo por conduzir seu olhar para a cidade para com ela travar um diálogo, seja dirigindo-se às ruas, à sua população, às suas figuras e sítios históricos ou aos fatos cotidianos que a permeiam

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. “A indústria cultural”. In: Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.

BANDEIRA, Manuel. Crônicas inéditas 2. Org. Júlio Castañon. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

_____. “Crônicas da província do Brasil”. In: Seleta de prosa. Org. Júlio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.

BRAGA, Rubem. O conde e o passarinho & Morro do Isolamento. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.

JOÃO DO RIO [Paulo Barreto]. A alma encantadora das ruas. Belo Horizonte; Belo Horizonte: Crisálida Livraria e Editora; Horta Grande Edições, 2007.

LIMA BARRETO, Afonso Henriques. Toda crônica. Vol I. Org. Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: 2004.

MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Bons Dias! Org. John Gledson. São Paulo: Hucitec, 1989.

MÁXIMO, João & DIDIER, Carlos. Noel Rosa: uma biografia. Brasília: Linha Gráfica/Editora UnB, 1990.

NEVES, Margarida de Souza. “História da crônica, crônica da história”. In: RESENDE, Beatriz. Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

RESENDE, Beatriz. “Introdução: O Rio de Janeiro e a crônica”. In: ______. Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Edição

Seção

Artigos