Encantos e desencantos mil: de cidade maravilhosa à cidade-crônica
Résumé
Seja com maior lirismo, crítica ou humor, desvendar os “desencantos mil” da cidade que se propõe para o mundo como “maravilhosa” é, sem dúvida, o maior legado das crônicas cariocas deixado pelos cronistas do Rio -- nem sempre cariocas, deve-se ressaltar. Há, de fato, como afirmou Beatriz Resende, uma relação muito especial entre a crônica e o Rio de Janeiro. Nossos primeiros cronistas modernos, atentos a esta cidade que se apresenta como cenário e objeto de transformação constante, instauram uma tradição de olhar para a cidade de um modo singular e contemporâneo. Nesse exercício, não apenas porque percorrem a cidade em busca de matéria para redigir seus textos, mas sobretudo por conduzir seu olhar para a cidade para com ela travar um diálogo, seja dirigindo-se às ruas, à sua população, às suas figuras e sítios históricos ou aos fatos cotidianos que a permeiamRéférences
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. “A indústria cultural”. In: Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
BANDEIRA, Manuel. Crônicas inéditas 2. Org. Júlio Castañon. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
_____. “Crônicas da província do Brasil”. In: Seleta de prosa. Org. Júlio Castañon. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997.
BRAGA, Rubem. O conde e o passarinho & Morro do Isolamento. Rio de Janeiro: Editora do Autor, 1964.
JOÃO DO RIO [Paulo Barreto]. A alma encantadora das ruas. Belo Horizonte; Belo Horizonte: Crisálida Livraria e Editora; Horta Grande Edições, 2007.
LIMA BARRETO, Afonso Henriques. Toda crônica. Vol I. Org. Beatriz Resende e Rachel Valença. Rio de Janeiro: 2004.
MACHADO DE ASSIS, Joaquim Maria. Bons Dias! Org. John Gledson. São Paulo: Hucitec, 1989.
MÁXIMO, João & DIDIER, Carlos. Noel Rosa: uma biografia. Brasília: Linha Gráfica/Editora UnB, 1990.
NEVES, Margarida de Souza. “História da crônica, crônica da história”. In: RESENDE, Beatriz. Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
RESENDE, Beatriz. “Introdução: O Rio de Janeiro e a crônica”. In: ______. Cronistas do Rio. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).