A performance como estratégia de autoria
Abstract
O presente artigo se propõe a refletir como a performance no noticiar o fato jornalístico é uma estratégia de autoria do jornalista. O conceito de performance utilizado nesse estudo é o de Paul Zumthor (2002), que reflete no texto poético o impacto que o não linguístico produz, chegando a alterar a percepção do seu público sobre determinado texto. Os veículos televisão e rádio se caracterizam pela forte importância da imagem e da voz, respectivamente, e os jornalistas que trabalham nesses veículos lançam mão desses recursos para criar uma marca pessoal, que os diferenciam dos demais. O jornal impresso, porém, não possui essas prerrogativas, tendo em vista seu formato estruturado basicamente sobre o texto escrito, com poucas imagens, apenas do fato noticiado. Embora as três mídias – jornal, televisão e rádio – se prestem a noticiar os fatos e acontecimentos relevantes do dia, com seus méritos e deméritos individuais, percebe-se que, na maioria das vezes, somente na televisão e no rádio os seus jornalistas recebem destaque – muitas vezes o nome do jornalista sequer aparece nas matérias do jornal impresso. Conclui-se com essa pesquisa que os jornalistas de rádio e de televisão possuem um capital simbólico (BOURDIEU, 1989) maior que os do jornalismo impresso, uma vez que o uso da imagem e da voz possibilita um diferencial para os jornalistas no rádio e na televisão.
Palavras-chave: Autoria. Performance. Estudos Culturais.
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