O segundo tempo na formação em Ángel Rama e Antonio Candido: modernismo tardio e autonomia
Abstract
O objetivo do presente artigo é revisar alguns pressupostos e categorias da reflexão conjunta desenvolvida por Ángel Rama e Antonio Candido sobre a nova narrativa latino-americana pós-1945, no marco do que denominaremos segundo tempo da formação. Sugerimos que, se o primeiro tempo do projeto formativo atribuiu a função mediadora da dialética entre universalismo e localismo ao sistema literário, o segundo tempo confiará esta tarefa ao princípio de autonomia estética conquistado pelos escritores periféricos nos anos 50 e 60. Assim, reavaliando as posições defendidas por Candido e Rama à luz do diagnóstico negativo da modernização que prevaleceria a partir da década de 70, propomos repensar a produção literária da nova narrativa na chave de um modernismo tardio contraditório e dissonante. Tal aproximação pode atuar, na cena crítica contemporânea, como uma alternativa à rejeição abstrata deste movimento artístico e da categoria de autonomia.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).