Realismo, história e religião em "Esaú e Jacó" de Machado de Assis
Abstract
A partir da relação entre forma literária e processo social, com base na afirmação de Antonio Candido de que “a ligação entre a literatura e a sociedade é percebida de maneira viva quando tentamos descobrir como as sugestões e influências do meio se incorporam à estrutura da obra” (2006, p. 197), propõe-se uma leitura da presença da religião em Esaú e Jacó, de Machado de Assis, no qual a escolha pelo mito judaico-cristão serve como princípio estruturante da narrativa e permite uma profunda reflexão sobre a dinâmica social brasileira.
Downloads
Veröffentlicht
2019-11-27
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).