A teoria da origem da homossexualidade na sociedade portuguesa presente no romance O Barão de Lavos, de Abel Botelho: um olhar foucaultiano
Abstract
Este estudo versa sobre a construção histórica da imagem do sujeito homossexual em Portugal no século XIX, a partir da leitura do romance O Barão de Lavos (1891), de Abel Botelho (1854-1917). Neste livro, parte de uma série de obras em que Botelho se dedica à análise daquilo que chama de “patologias sociais”, o narrador se utiliza do recurso da digressão para propor uma teoria acerca da origem da homossexualidade na sociedade portuguesa. O percurso analítico escolhido foi o dos pressupostos teórico-metodológicos dos estudos do filósofo Michel Foucault, sobretudo o seu método de análise arquegenealógico. Nesse sentido, analisamos o texto a partir de suas implicações históricas, sociais e das relações de poder que o cercam. Buscamos, com este trabalho, compreender o corpo como objeto discursivo e averiguar a produção de saberes e de poderes que o atingem.
Literaturhinweise
ABREU, Luís Machado de. Ensaios anticlericais. Lisboa: Roma Editora, 2004.
BOTELHO, Abel. O Barão de Lavos. Porto: Livraria Chardron, de Lello & Irmão, 1920.
COSTA, Horácio. Surpresas do naturalismo luso-brasileiro: Bom Crioulo, de Adolfo Caminha, e O Barão de Lavos, de Abel Botelho. In: LUGARINHO, Mário Cesar. Do inefável ao afável: ensaios sobre sexualidade, gênero e estudos queer. Manaus: UEA Edições, 2012. p. 65-74.
COURTINE, Jean-Jacques. Decifrar o corpo: pensar com Foucault. Petrópolis: Vozes, 2013.
FOUCAULT, Michel. Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade: curso no Collège de France. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade II: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro / São Paulo: Paz e Terra, 2018.
SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 1985.
VEYNE, Paul. Sexo e poder em Roma. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).