Maça de fogo na aÌrvore da sintaxe: Um estudo sobre a fragmentação e o iloÌgico em Benjamin PeÌret
Abstract
Benjamin PeÌret, membro original do grupo surrealista de Paris, foi considerado por seus colegas como uma espeÌcie de homem surrealista por exceleÌ‚ncia, tendo explorado as possibilidades dessa vanguarda ateÌ as uÌltimas consequeÌ‚ncias. Tomando sua poesia como ponto de refereÌ‚ncia, este estudo eÌ uma tentativa de elucidar a forma pela qual a sintaxe assume responsabilidades essenciais na construção das imagens poeÌticas do surrealismo e na realização dos pressupostos teoÌricos (esteÌticos, espirituais ou poliÌticos) do movimento. ApoÌs discussão a respeito do surrealismo e das caracteriÌsticas de uma imagem poeÌtica, proporemos uma explicação baseada na sintaxe para a sucessão caleidoscoÌpica de imagens que se manifesta na poesia de Benjamin PeÌret, trazendo aÌ€ tona dois toÌpicos principais: 1 -- o uso da sintaxe para operar o desregramento loÌgico do verso; e 2 -- a fragmentação do poema.
Palavras-chave: Benjamin Péret, surrealismo, imagem poética, sintaxe, fragmentação
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