Dramaturgia brasileira contemporânea
Abstract
Uma visada sobre a dramaturgia brasileira contemporânea, sob a perspectiva dos autores Miguel Falabela e Nelson Rodrigues, aqui metonimicamente enfocados, a partir de duas das mais expressivas de suas obras: A Partilha e A Falecida, respectivamente, confrontadas, estas, em suas possíveis convergências/divergências e a partir dos elementos estruturais do enredo.
Palavras-chave: enredo, personagem, simbologia, cena, cenário, linguagem.
Literaturhinweise
APONTAMENTOS em sala de aula -- disciplina História do Teatro, ministrada pelo Prof. Dr. Lauro Góes, no Curso de Mestrado em Letras, Ciência da Literatura. UFRJ, 2000.
CORRÊA, Dinacy Mendonça. Teatro Brasileiro: olhar falabelliano/rodrigueano -- Monografia (Conceito A -- CDD-861.2 -- 34), apresentada ao Prof. Dr. Lauro Góes, como produto final da disciplina História do Teatro (Curso de Mestrado em Letras/Ciência da Literatura. UFRJ, 1999.
FALABELLA, Miguel. A partilha. Revista de Teatro nº. 480, ano LXVII. Rio de Janeiro, outubro/novembro/dezembro de 1991.
RODRIGUES, Nelson. A falecida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).