A parábase grega em Machado de Assis
Abstract
O escritor brasileiro do século XIX que mais se destacou na contemporaneidade foi Machado de Assis, seja no Brasil ou no exterior. Apesar disso, nas escolas as obras do autor são tratadas como qualquer outra, o enredo é o único fator levado em consideração e as questões levantadas giram em torno deste, como a célebre pergunta “Capitu traiu ou não traiu Bentinho?”. Esse tipo de tratamento dado pelos livros didáticos e pelos professores acaba afastando os alunos das obras de Machado, seja porque os alunos perdem o interesse por não gostarem, seja porque não entendem as obras, não conseguem de fato interpretá-las, e assim não compreendem o motivo que leva o escritor a ser tão aclamado na literatura.Literaturhinweise
ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. Ed. O Globo, 1997.
HEIDEGGER, Martin. Sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967. Tradução: Emmanuel Carneiro Leão.
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento da tragédia. São Paulo: Escala, 2007. Tradução:Antonio Carlos Braga.
SCHWARZ, Roberto. “A poesia envenenada de Dom Casmurro” In: Duas Meninas. São Paulo: Cia. das Letras, 1997.
SOUZA, Ronaldes de Melo e. O romance tragicômico de Machado de Assis. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2006.
TERRA, Ernani. Curso prático de gramática. São Paulo: Scipione, 2002
Downloads
Veröffentlicht
2010-12-15
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).