Palavras e Experiências: A Mágica Acidental da Poesia
Abstract
A dificuldade existente em captar experiências com palavras é ilustrada pelo poeta na tentativa de se capturar verbalmente o voo de um corvo. “Não há palavras para capturar a profunda infinidade da qualidade de corvo (crowiness) presente no voo do corvo”, lamenta o poeta, e conclui que “de certa maneira, as palavras estão todo o tempo tentando nos separar de nossas experiências” (HUGHES, 1967: 119-120). Em resumo, a questão é como capturar com palavras a plenitude da experiência de ver o corvo em voo; o que foi visto com sua textura, peso, tamanho, velocidade, cor, som, enfim, a coisa inteira, além de dar conta do que se passou entre o poeta e corvo em voo.Literaturhinweise
AUDEN, W. H. Selected Poems. London: Faber and Faber, 1968.
BORGES, Jorge Luis. “La poesia” In: Obras completas. Barcelona: Emecé, 1996, vol. 3, pp. 254-266.
DICKINSON, Emily. Uma centena de poemas. Trad. Aíla de Oliveira Gomes. São Paulo: T. A. Queiroz Editor / EDUSP, 1984.
_______. Alguns poemas. Trad. José Lira. São Paulo: Iluminuras, 2006.
FINCH, Annie. Calendars. Dorset: Tupelo Press, 2003.
HUGHES, Ted. Poetry in the Making. London: Faber and Faber, 1967.
_______. Wodwo. London: Faber and Faber, 1977.
LEVERTOV, Denise. “Third Dimension”. In: ELLAMNN, Richard e O'CLAIR, Robert. The Norton Anthology of Modern Poetry. New York: W. W. Norton and Company, 1973, pp. 1058-1059.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. Trad. Mônica Costa Neto. São Paulo: Ed. 34, 2005.
RIDING, Laura. Mindscapes. Org. e trad. Rodrigo Garcia Lopes. São Paulo: Iluminuras, 2004.
SHAKESPEARE, William. Macbeth. In: The Oxford Shakespeare. The complete works. 2ª edição. Oxford: Oxford University Press, 2005.
_______. Macbeth. Trad. Manuel Bandeira. 3.ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1993.
THOMAS, Dylan. “Poetic Manifesto”. In: RAMAZANI, Jahan, ELLMAN, Richard e O'CLAIR, Robert. The Norton Anthology of modern and Contemporary Poetry. New York: Norton, 2003, 2 vol., 2nd vol., pp. 1062-1066.
_______. “On Poetry”. In: Quite Early One Morning. New York: New Directions, 1968, p. 121-122.
WOOLF, Virginia. “Craftsmanship”. In: Selected Essays. Oxford: OUP, 2008, pp. 85-91.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).