Álvaro de Campos: a moderna crítica da Modernidade
Abstract
Autor dos famosos Tabacaria, Lisbon Revisited e Poema em Linha Reta, entre outros, o poeta-engenheiro Álvaro de Campos é, dentre os outros famosos heterônimos pessoanos, o mais ancorado nas mudanças tecnológicas do séc. XX. Ligando-se à estética de vanguarda futurista, em sua poesia, é possível perceber as transformações do espaço social bem como o desenvolvimento da tecnologia. Escrita no berço do capitalismo, mas naquela prima pobre do grande Capital europeu, Álvaro de Campos, é o que pretendemos demonstrar, um crítico mordaz da modernidade e suas conseqüências.Literaturhinweise
ADORNO, Theodor. Palestra sobre Lírica e Sociedade. In: Notas de Literatura I. São Paulo: 34 Letras, 2003.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. In: Obras escolhidas. Magia e Técnica, Arte e Política. 3ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
BÜRGUER, Peter. O declínio da era moderna. Novos Estudos nº 20 -- CEBRAP, 1988, pg. 89.
PESSOA, Fernando. Poemas/Fernando Pessoa; seleção e introdução de Cleonice Berardinelli. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
Downloads
Ausgabe
Rubrik
Artigos
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).