Dilercy Adler: a tecelã de Eros nos trópicos maranhenses
Abstract
Partindo de alguns pretextos literários, linguísticos, filosóficos faz-se a leitura de alguns poemas de Dilercy Adler. Neles, observa-se a construção do seu devir poético, sob os vieses do erotismo. Para tanto, toma-se depoimentos de teóricos como Angélica Soares, Georges Bataille e Octavio Paz. Em meio a eufemismos, metáforas e aliterações, Dilercy constroi sua seara poética, o que a faz percorrer, hoje, caminhos que a transformam em um dos principais ícones da poesia de gênero feminino maranhense.
Palavras-chave: Erotismo. Feminino. Poesia Maranhense.
Literaturhinweise
ADLER. Dilercy. Desabafos... Flores de plástico... Libidos e licores liquidificados. São Luis: Estação Produções, 2008.
BATAILLE, Georges. O erotismo. Trad. Claudia Fares. São Paulo: ARX,
CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético. Rio de Janeiro: Antares, 1990.
FONTES, Joaquim Brasil. Eros, tecelão de mitos. São Paulo: Iluminuras, 2003.
MACY, John. História da literatura mundial. Trad. Monteiro Lobato. São Paulo: São Paulo Editora S. A, 1987.
PAZ, Octavio. Signos em rotação. Coleção Debates. São Paulo: Editora
Perspectiva S.A, 1980.
_____________ A dupla chama: amor e erotismo. Trad. Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1994.
SOARES, Angélica. A paixão emancipatória: vozes femininas da liberação do erotismo na poesia brasileira. Rio de Janeiro: DIFEL, 1999.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).