DO A PALAVRA POEÌTICA NOS ESCOLHE E ACOLHE: O ENCONTRO DA POESIA PELO HOMEM, EM SALGADO MARANHÃO.
Abstract
JoseÌ Salgado Santos, Salgado Maranhão, nome artiÌstico fruto da imaginação do seu conterraÌ‚neo, amigo e tambeÌm poeta Torquato Neto nasceu em Caxias, estado do Maranhão, chegando ao Rio de Janeiro em 1972. Fez a faculdade de Comunicação da PontifiÌcia Universidade CatoÌlica do Rio de Janeiro (PUC-RJ)3, num periÌodo de plena efervesceÌ‚ncia poliÌtica no Brasil. Anos mais tarde estudou e se tornou terapeuta de Shiatso, profissão que exerce ateÌ hoje, com o rigor Zen com que pratica artes marciais. Contudo eÌ na poesia que realiza o seu trabalho intelectual de maior expressão, no atrito luÌdico e apoliÌneo com a palavra na escritura da sua linguagem.
Literaturhinweise
REFEREÌ‚NCIAS BIBLIOGRAÌFICAS
BAUMANN, Zygmunt . Modernidade e Holocausto. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. CELAN, P. Arte poeÌtica: o meridiano e outros textos. Lisboa: Cotovia, 1996. FRIEDRICH, H. Estrutura da liÌrica moderna. São Paulo: Duas Cidades, 1975. MARANHÃO, S. Sol SangüiÌneo. Rio de Janeiro: Imago, 2002.
NOVALIS. Os disciÌpulos de Sais. Lisboa: Hiena, 1989.
VALEÌRY, P. A alma r a dança. Rio de Janeiro: Imago, 1996. _________ . Variedades. São Paulo: Iluminuras, 1999.
INTERNET
CLIQUEMUSIC.
http://cliquemusic.uol.com.br/br/Busca/busca.asp?Status=BUSCA_GERAL&area= 6&Chave=11408 Acesso em: 08/05/2008.
DICIONAÌRIO CRAVO ALBIN DA MUÌSICA POPULAR BRASILEIRA.
http://www.dicionariompb.com.br/verbete.asp?nome=Salgado+Maranh%E3o&tabel a=T_FORM_A Acesso em: 08/05/2008.
PUC-RJ. . http://publique.rdc.puc-rio.br/revistaalceu/media/alceu-n7-Valente.pdf Acesso em: 08/05/2008.
WIKIPEÌDIA. http://pt.wikipedia.org/wiki/Torquato_Neto Acesso em: 08/05/2008.
FITA CASSETE
ENTREVISTANDO SALGADO MARANHÃO. Entrevista de IÌtalo Meneghetti Filho ao poeta Salgado Maranhão. Fita Cassete. Rio de Janeiro: Julho de2002.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).