O mal perto do coração
Abstract
Guerra, morte e crime são elementos comumente associados ao mal. Quando pensamos neles, estamos, na verdade, perscrutando a condição dos homens e o rumo do amor. Buscando entender o porquê de sermos capazes de cometer atos altruístas, como o extraordinário exemplo de Jesus Cristo, que morreu na tentativa de salvar a humanidade. E, também, as maiores atrocidades, como o genocídio em Auschwitz, uma das mais terríveis experiências da miséria humana.Literaturhinweise
ADORNO, Theodor W. Minima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Tradução: Gabriel Cohn. Rio de janeiro: Beco do Azougue, 2008.
AGAMBEN, Giorgio. Sacramento da linguagem: arqueologia do juramento. Tradução de Selvino José Assmann. Belo Horizonte: UFMG, 2011.
AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 1994.
BAUDELAIRE, Charles. As flores do mal. Tradução de Ivan Junqueira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
BOORSTIN, Daniel J. Os criadores: uma história da criatividade humana. Tradução de José J. Veiga. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1995.
GONDA, Cinda. "O insólito pacto com o instante". In: O insólito e seu duplo. Flávio Garcia, Marcus Alexandre Motta (org.). Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.
KEHL, Maria Rita. "Delicadeza". In: A condição humana: as aventuras do homem em tempos de mutação. Adauto Novaes (org.). São Paulo: Agir, 2009.
KIERKEGAARD, Soren A. O desespero humano. Tradução de Adolfo Casais Monteiro. São Paulo: Unesp, 2010. LINS, Ronaldo Lima. Nossa Amiga Feroz: breve história da felicidade na expressão contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
LISPECTOR, Clarice. Perto do coração selvagem. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).