As crônicas do útil e do fútil: Machado de Assis e as metacrônicas
Abstract
Desde sua origem bíblica até sua evolução a gênero literário, a crônica encontra-se sobre uma tênue linha entre literatura e jornalismo. Começando por Esdras, passando pela Idade Média, até o século XIX, o gênero percorreu um longo caminho até chegar ao Brasil e adquirir características próprias. Um dos maiores cronistas do país, Machado de Assis, assina três metacrônicas sobre as quais me debruçarei: 30 de outubro de 1859, 15 de setembro de 1862 e 1º de novembro de 1877. Estas três crônicas abordam tanto a produção deste tipo de texto, como também outros fatos.
Palavras-chave: Crônicas; Machado de Assis; Metacrônicas.
Downloads
Published
2018-06-20
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).