Salústio entre História e Memória
Abstract
O estudo que ora apresentamos é fruto do encontro entre as leituras realizadas ao longo do curso com o nosso objeto de pesquisa: A Conjuração de Catilina, de Gaio Salústio Crispo, historiador romano do século I. a.C. Nosso ponto de partida é a mitologia grega, pois ali encontramos as origens da memória e da história.A proximidade entre ambas será retomada na modernidade, primeiro pela Escola dos Anales francesa e depois pela Micro-história italiana, a partir de teóricos como Jacques Le Goff, Pierre Nora, Marc Bloch, Fernand Braudel e Carlo Ginzburg, dentre outros.
Assim sendo, procuramos apontar algumas relações entre história e memória, enfatizando o estudo desta última, pela análise das obras Matéria e memória, de Henri Bergson, e Dialética da duração, de Gaston Bachelard.
Downloads
Published
2019-03-10
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).