O conflito de identidades oprimido x opressor expressos no romance "Os cus de Judas", de Antonio Lobo Antunes
Abstract
O presente trabalho procura, de forma sucinta e bastante objetiva, identificar, dentro do romance “Os Cus de Judas”, de Antonio Lobo Antunes, as questões levantadas por Stuart Hall (2006), no seu livro A identidade Cultural na Pós-Modernidade, no qual levanta aspectos relativos sobre a questão de identidade e territorialidade. No romance, o narrador-personagem, descreve minuciosamente ao longo dos 23 capítulos, a experiência vivida entre 1974-1975 em Angola, durante os momentos decisivos da guerra pela independência daquele país e o choque de culturas e de identidades, não só a do próprio narrador quanto do povo colonizado em relação ao seu colonizador. Lobo Antunes, neste romance, se aproxima da corrente conhecida como Literatura de Testemunho que estuda como a memória após eventos traumáticos pode afetar outras narrativas, e especialmente no presente artigo aspectos que se referem a conflitos identitários. Assim, o presente artigo pretende contribuir com os estudos literários no que se refere à literatura africana, tentando identificar, nos confrontos culturais a afirmação da identidade africana.
Palavras-chave: Identidade, Os Cus de Judas, Lobo Antunes, Pós-Modernidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).