Alexandre Dumas: leituras machadianas e permanência do escritor na atualidade
Abstract
Este artigo centra-se em Alexandre Dumas, um dos mais prolíficos ficcionistas do século XIX, que se tornou famoso ao escrever romances de capa-e-espada. Em 1838, suas histórias, cheias de personagens aventureiras, passaram a ser divulgadas na imprensa francesa e, traduzidas para o português, circulavam nos jornais cariocas quase que simultaneamente à sua publicação na França. A recepção das obras do escritor no espaço cultural do Rio de Janeiro oitocentista pode ser comprovada pelas remissões que a elas faz Machado de Assis que, por meio desse procedimento, agrega significações a seus textos e assume posições críticas a respeito da produção de Dumas. Entretanto, a leitura das obras de Dumas também serviu de inspiração para escritores do século XX e da atualidade, fazendo-se presente em formas variadas de manifestação da cultura, de que o romance de cordel é exemplo. Em sua concepção, o artigo apresenta um breve resumo da biografia de Alexandre Dumas, analisa o diálogo que Machado estabelece com o escritor francês, recuperando as remissões que a ele remetem as crônicas “Comentários da semana”, “Cartas fluminenses”, “A semana”, nos contos “A história de uma lágrima”, “Nem uma nem outra”, “Orai por ele!”, “Missa do galo” e no romance Quincas Borba. Refere, igualmente, a permanência de Dumas no mercado livreiro do Brasil na contemporaneidade, mostrando que o prestígio do escritor no século XIX não esmoreceu no século XX.
Palavras-chave: Alexandre Dumas; Machado de Assis; Intertextualidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).