A ALEGORIA DA VIOLÊNCIA EM NO FUNDO DAS ÁGUAS DE OSWALDO FRANÇA JÚNIOR
Abstract
Na alegoria, que se transformou em um recurso estético arbitrário, a cidade afundada pelas águas, na narrativa No fundo das águas de Oswaldo França Júnior, aparece como resultado da destruição do homem: “Tudo ali foi coberto pelas águas. E todos os lugares onde aquelas pessoas viviam estão agora mergulhados para sempre no silêncio e na escuridão do fundo do lago”. Desse modo, a cidade afundada representa as conseqüências do progresso na imagem de sua transitoriedade; é a ruína como emblema da fragilidade e transitoriedade da cultura capitalista e de sua destrutibilidade.
References
ARIÈS, Philippe. História da morte no ocidente : da Idade Média aos nossos dias. Tradução de Priscila Vianna de Siqueira. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1977.
_______________. O homem diante da morte. Tradução de Luiza Ribeiro. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1981.
BATAILLE, Georges. La littérature et le mal. Paris: Gallimard, 1975.
______________ . O erotismo . 2. ed. Lisboa: Moraes, 1980.
BAUDELAIRE, Charles. Uma carniça. In: FLORES DAS ‘FLORES DO MAL' de Baudelaire. Tradução de Guilherme de Almeida. Rio de Janeiro: Ouro, (s. d.). p.61 -- 5.
_____________. A viagem. In: ---. As flores do mal. Tradução de Pietro Massetti. São Paulo: Claret, 2004. p. 149 -- 55.
BENJAMIN, Walter. O narrador : considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: ---. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura . 7. ed . São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 197 -- 221.
_______________. Origem do drama barroco alemão. Tradução e apresentação e notas de Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.
_________________. O surrealismo : o último instantâneo da inteligência européia. In: ---. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura . 7. ed . São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 21 -- 35.
_________________. Pour une critique de la violence. In: ---. Mythe et violence Prefácio de Maurice Gondillac. Paris: Les Lettres Nouvelles, 1971. p. 121 -- 48.
_________________. Sobre o conceito da história. In: ---. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura . 7. ed . São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 222 - 32.
BERNADETE, Ione. França Júnior pesca fundo e descobre uma vila submersa. Minas Gerais , Cultura e Arte, 16 dez. 1987. p. 11.
BUCK-MORS, Susan. Dialética do olhar: Walter Benjamin e o projeto das passagens. Tradução de Ana Luiza Andrade; revisão técnica de David Lopes da Silva. Belo Horizonte: UFMG; Chapecó / sc universitária Argos, 2002.
FRANÇA JÚNIOR, Oswaldo. No fundo das águas. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1987.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. In: --- . OBRAS COMPLETAS. Tradução de Jayme Salomão. 2. ed. Rio de Janeiro: Imago, 1987. p. 249 -- 63. v. 14.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. História e narração em Walter Benjamin. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
GIRARD, René. La violence et le sacré. Paris : Bernard Grassett, 1972.
LAFETÁ, João Luiz. O romance atual: considerações sobre Oswaldo França Júnior, Rui Mourão e Ivan Ângelo. In ---. A dimensão da noite. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2004. p. 241 -- 64.
LOPES, Maria Angélica Guimarães. Água e ouro: o Brasil em dois romances de Oswaldo França Júnior. In ---. A coreografia do desejo: cem anos de ficção brasileira. Cotia: Ateliê, 2001. p. 219 -- 31.
MEYER, Augusto. O mal. In: ---. Textos críticos. Seleção e introdução de João Alexandre Barbosa. São Paulo: Perspectiva: Brasília / INL, Fundação Nacional Pró-Memória, 1986. p. 463 -- 5.
MOISÉS, Massaud. Dicionário de termos literários. São Paulo : Cultrix, 1974.
PARKER, John. Les romans d' Oswaldo França Júnior en retrospective. http: // www.brasil.org / Littérature en français, acesso em 18 dez, 2005. 15:34.
SILVA, Edson Rosa da. Da impossibilidade de contar e de cantar: um olhar benjaminiano sobre a literatura. In: SEMEAR. Rio de Janeiro, N. 10, 2004. p. 93 -- 106.
_______________. O jogo sagrado da violência: uma leitura de ‘Les conquérants' e de ‘La voie royale' de André Malraux. Tese de Doutorado em Língua e Literatura Francesa, 2 º semestre de 1984. Departamento de Letras Neolatinas, Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Downloads
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).