CONTEMPLAÇÃO DE ÁRTEMIS
Abstract
A estátua de uma deusa, num museu, é uma obra de arte, mas não é somente um objeto estético. Muito embora surja no vigor do sagrado, não é, também, simplesmente um utensílio de culto. Este ensaio tece reflexões acerca de objetos estéticos e utensílios, tentando uma aproximação com o que seja uma obra de arte.
Palavras-chave: arte, estética, culto, utensílio
References
HEIDEGGER, Martin. “Die Ursprung des Kunstwerkes”, in: Gesamtausgabe I. Abteilung: Ver¶ffentlichte Schriften 1914-1950, Band 5: Holzwege. Frankfurt : Vittorio Klostermann, 1977.
HERÁCLITO. “Fragmentos”, in: LEÃO, Emmanuel Carneiro (trad.). Os Pensadores Originários: Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Petrópolis: Vozes, 1999, 3ª edição.
OTTO, Walter. Teofania: o espírito da religião dos Gregos antigos . São Paulo: Odysseus, 2006.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).