Desencanto e pulsão ética na América Latina
Abstract
O presente trabalho apresenta o conceito de desencanto de Florencia Garramuño articulando-o com poemas de Walt Whitman, Ademir Assunção e Roberto Piva. Esse desencanto é visto como motor de dissociação entre a arte produzida no Brasil e Argentina a partir dos anos 1970 e o projeto moderno e a autonomia artística. A partir de conceitos como desencanto, experiência, exterior, faz-se um percurso acompanhado e baseado na obra La Experiencia Opaca -- Literatura y Desencanto de Florencia Garramuño para a proposição de obras heterônomas que se dão a partir de uma pulsão ética.
Palavras-chave: América Latina, Poesia Brasileira Contemporânea, Experiência, Heteronomia
Downloads
Published
2014-06-30
Issue
Section
Artigos
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).