Um espaço para a solidariedade: reflexões a partir do livro Ensaio sobre a cegueira
Abstract
O presente trabalho, tendo como ponto de partida o livro “Ensaio sobre a Cegueira”, de José Saramago, célebre escritor português e Nobel de Literatura, faz reflexões geográficas e sociológicas sobre a construção do mundo contemporâneo. Através do artigo pode-se observar que é possível a apreensão da realidade de diversas maneiras, sendo o romance uma importante fonte de análise.References
BASTOS, A.R.V.R. Geografia e os romances nordestinos das décadas de 1930 e 1940: uma contribuição ao ensino. Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo, 1993.
GAIARSA, J.A. O que é corpo. In: Primeiros passos, Volume II.. São Paulo, SP: Editora Círculo do Livro, 1986. p. 77-121.
HURSSERL, E. Las esencias y el conocimento de ellas. In: Ideas relatias a una fenomenologia pura y una fenomenológica. México, Fondo de Cultura Económica. 1913.
KURZ, R. Os últimos combates. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 4a
edição, Parte III -- A realidade irreal. 1998. p. 127-134.
MALTHUS, T. R. Essay on the principle of population. New York: Dutton. 1961
MIR, L. Guerra Civil: Estado e trauma. Geração Editorial, São Paulo, 2004. 956p.
OLIVEIRA, M.A. de. Ética e Sociabilidade. São Paulo: Loyola, 1993 (Coleção filosofia: 25). p.11-54.
ERASMO. D. Elogia da loucura. Porto Alegre: L&PM, 2004. 144p.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 2.ed., Rio de Janeiro, Record, 2000. 174p.
SANTOS, M. Metrópole: a força dos fracos é o seu tempo lento. Ciência & Ambiente, IV(7) Jul/Dez, 1993. p. 7-12.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).