Jean Lorrain como expressão da modernidade: breve leitura de Historie des Masques
Abstract
Este trabalho constitui uma exposição sobre um dos traços mais marcantes da literatura decadentista de Jean Lorrain (18551906): o tema da máscara.
References
COUTINHO, Luiz Edmundo (Org.). Arte e artifício -- Manobras de fimdeséculo. Rio de Janeiro: Programa de PósGraduação em Ciência da Literatura -- UFRJ, 2002.
______; CÔRREA, Irineu E. Jones. O labirinto finissecular e as idéias do esteta. Rio de Janeiro: Sette Letras, 2004.
LEMAIRE, Michel. Le dandysme de Baudelaire à Mallarmé. Paris: Klincksieck/Presses de l'Université de Montréal, 1978.
LEVIN, Orna Messer. As figurações do dândi -- Um estudo sobre a obra de João do Rio. Campinas: Unicamp, 1996.
LORRAIN, Jean. Histoire des Masques. SaintCyrsurLoire: Christian Pirot, 1987.
SAGNES, GUY. L'ennui dans la littérature française de Flaubert à Laforgue (18481884). Paris: Armand Colin, 1969.
TACIUM, David. Le dandysme et la crise de l'identité masculine à la fin du XIXe siècle: Huysmans, Pater et Dossi. Ottawa: Université de Ottawa, 1998.
WINN, Phillip. Séxualités décadentes chez Jean Lorrain Le héros fin de sexe. Amsterdam/Atlanta: Rodopi, 1997.
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).