O tempo da queda - uma análise do conto de José Saramago "A cadeira"
Resumen
“A cadeira” é o conto que abre o livro de José Saramago Objecto quase, publicado em 1978. No conto, um narrador irônico relata com detalhes e digressões a queda de uma singela cadeira – na qual está sentado um velho – cuja madeira de que é feita foi deteriorada pela ação de carunchos. Este artigo se propõe a analisar “A cadeira” em busca de que constituiria seu indiscutível valor literário. Para isso, recorre-se a algumas correntes teóricos marcantes do século 20: o materialismo dialético, representado por Lucien Goldmann; o formalismo russo, através de Viktor Chklovski, a fenomenologia, com a teoria dos estratos de Roman Ingarten; o estruturalismo, na visão de Gérard Genette; além de considerações de Gerard Prince e Walter Benjamin.Descargas
Publicado
2019-12-08
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).