Os sapatos novos do poeta: Ensaio sobre a “síntese das artes” em Apollinaire, Picasso e Braque
Resumen
Nosso ensaio objetiva o estudo comparativo da obra do escritor Guillaume Apollinaire e de pinturas de Pablo Picasso e Georges Braque. Analisamos como se desenvolve neles o conceito de “Síntese das Artes” (articulação direta entre os diversos meios artísticos). Através da avaliação dessa “Síntese das Artes”, tomamos contato com a radicalidade de certas incursões interartes do início do século XX e sua importância vanguardista.
Citas
APOLLINAIRE, Guillaume. Calligrammes. Paris: Gallimard, 1968.
_______. Et Moi Aussi Je Suis Peintre. Établie et présentée par Daniel Grojnowski. Paris: Gallimard, 2006.
_______. Œuvres en Prose Complètes. Textes établis, présentés et annotés par Pierre Caizergues et Michel Décaudin. Paris: Gallimard, 1991. Vol. II.
_______; EIMERT, Dorothea; PODOKSIK, Anatoli. Le Cubisme. Nova York: Parkstone International, 2010.
ARAGON, Louis. Les Collages. Paris: Hermann, 1980.
BALDASSARI, Anne. Picasso: Papiers journaux. Paris: Tallandier, 2003.
DEBON, Claude. Les Dessins de Guillaume Apollinaire. Paris: Buchet/Chastel, 2008.
JULLIAN, René. Le Futurisme et la Peinture Italienne. Paris: Société d’Édition d’Enseignement Supérieur, 1966.
LEMAÎTRE, Georges. From Cubism to Surrealism in French Literature. Londres: Humphry Milford, Oxford University Press, Cambridge, Harvard University Press, 1945.
MARINETTI, Filippo Tommaso. Teoria e Invenzione Futurista. Org. Luciano de Maria. 3 ed. Milão: Arnoldo Mondadori, 1996.
NAZZARO, Gian Battista. Introduzione al Futurismo. Nápoles: Guia Editori, 1973.
RUBIN, William. Picasso et Braque : L’invention du Cubisme. Traduit de l’anglais par Jeanne Bouniort. Paris: Flammarion, 1990.
VENEROSO, Maria do Carmo de Freitas. O Diálogo Imagem-palavra na Arte do Século XX. Aletria, Belo Horizonte, vol. 14, p. 147-161, jul.-dez., 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).