Um grito em forma de palavras: a mensagem de Charlotte Brontë para a Era Vitoriana
Resumen
Ao escrever Jane Eyre, Charlotte Brontë tem o objetivo de comunicar seus anseios e despertar as mulheres para lutar pelos seus direitos e sua liberdade. A autora usa da personagem de Jane para externalizar a realidade da mulher na Era Vitoriana e os sentimentos que não se calam dentro dela. Brontë quer conscientizar toda a sociedade e fazer com que abra seus ouvidos para ouvir o clamor de tantas mulheres que sofrem com a falta de liberdade e com a ideia do feminino imposta a elas. Ficar em casa, cuidar dos filhos e marido não são desejos de todas as mulheres e Charlotte Brontë luta para que as mulheres tenham outras opções assim como os homens, que elas tenham liberdade para escolher o que querem fazer e seguir seu próprio caminho. O objetivo deste trabalho é evidenciar como a autora constrói o grito da personagem de Jane para que através dele o silêncio imposto às mulheres da época seja quebrado.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).