Adriana Varejão, um impulso de arquivo
Resumen
Este artigo examina obras da artista brasileira Adriana Varejão produzidas em estreito diálogo com o barroco brasileiro. A hipótese deste texto é que, por meio da obra visual de Varejão, é possível revisitar uma série de momentos seminais na história cultural do Brasil, atravessados por violência e sensualidade. Dividido em três partes, este texto argumenta que a produção de Varejão permite novas leituras do encontro entre as culturas nativas e os primeiros colonizadores portugueses, a violência sexual da escravidão e a criação de um barroco estatal decorrente da construção de Brasília.
Descargas
Publicado
2024-01-05
Número
Sección
Artigos
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).