Os herdeiros da tradição: o último discurso de Grotowski e aprendizado do ator

Autores/as

  • Andrea Copeliovitch UFRN/UFRJ

Resumen

Em seu último discurso publicado postumamente, Grotowski, um dos grandes mestres do teatro do século XX nos leva a refletir sobre os caminhos do ator no teatro ocidental. Caminhos que poucos têm a oportunidade de trilhar acompanhados por um guia; caminhos que delineiam formas, fragmentos, mandalas e sobre os quais ainda temos dificuldade de falar, ensinar e aprender em uma linguagem que lhes seja própria.

Citas

ARTAUD, Antonin. Linguagem e vida. São Paulo: Perspectiva, 1995.

________. O teatro e seu duplo. São Paulo: Max Limonad, 1987.

BARBA, Eugenio. Aldilá delle isole galleggianti. Milano: Ubulibri, 1990.

________. A canoa de papel. São Paulo: Brasiliense, 1993.

________, SAVARESE, Nicola. A arte secreta do ator: dicionário de antropologia teatral. São Paulo --Campinas: HUICITEC - Editora da UNICAMP, 1995.

BROOK, Peter. A porta aberta. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

____________ . L' espace vide. Paris: Éditions du Seuil. 1977.

CARVALHO, Sérgio de. Richards fala das pesquisas e aprendizado com Grotowski. O Estado de São Paulo. Outubro de 1996.

GROTOWSKI, Jerzi. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1987.

________________. Untitled. The Drama Review 43, 2 (T162), verão1999.

Hayes, Peter. A Suprema Aventura. São Paulo: Record, 1994.

MELO , Luiz Otávio Burnier Pessoa de. A arte do ator: da técnica à representação, elaboração, codificação e sistematização de técnicas corpóreas e vocais de representação para o ator. São Paulo: PUC, 1994. ( Tese de Doutorado).

RICHARDS, Thomas. Al lavoro con Grotowski sulle azioni fisiche. Milano: Ubulivri, 1993

STANISLAVSKI, Constantin. An actor prepares. London: Reinhardt & Evans, 1949

_________. Building a character. London: Reinhardt & Evans, 1950.