A ESCUTA DA LINGUAGEM ATRAVÉS DO CORPO
Resumen
Esse trabalho se propõe a discutir a escuta da linguagem através do corpo. Desta escuta foi criada uma performance de dança que hoje é chamada de Rizoma e foi apresentada no curso de Bacharelado em Dança da Universidade Federal do Rio de Janeiro no ano de 2006. Ainda em processo a performance nos ajudou a indagar os caminhos da criação artística através de uma pesquisa constante sobre a Linguagem. Entendendo que a Linguagem é o que nos possibilita a escuta e não a fala; a atividade de escutá-la é ouvir o não dito. Dentro desse pensamento, ficar à espreita da Linguagem é tentar a saga de um dizer próprio. Dizer próprio, propriamente, com propriedade é dizer com verdade, com vigor. Esse vigor do dizer é o que nos move enquanto artistas para a criação. Certamente a criação de uma obra de arte não se dá apenas através de uma escuta da Linguagem, nem somente na busca de um dizer, a isso tudo o artista precisa somar sua técnica; mas pensar em tais questões aumenta nossas possibilidades.
Palavras-Chave: Linguagem -- Corpo -- Escuta.
Citas
FEITOSA, Charles. Explicando a filosofia com Arte. Ediouro, s/d.
HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis, Rj: Vozes,2003.
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis, Rj: Vozes, 2003.
LUDORF, Silvia M. Agatti. Metodologia da pesquisa: do projeto à monografia. Rio de Janeiro: Shape, 2004.
BARROS, Manoel de. Gramática Expositiva do chão (poesia quase toda). Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira S. A.,1990.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).