A Última Rosa: a guerra permanente de Anna Akhmátova
Resumen
Inicialmente, já se pode perceber a preocupação da poetisa com a destruição do seu país e do mundo, “bosque queimadog, e mais forte é o sentimento de perda humana “na aldeia, ecoa o pranto das viúvas”. A movimentação preocupava pelas ameaças de guerra. É precisa fazer uma retrospectiva histórica de alguns acontecimentos que afetaram a Rússia e o mundo. Desde a segunda metade do século XIX, as principais potências capitalistas passaram a competir seus mercados de forma brutal. Quanto à economia, o capitalismo atingia a sua fase imperialista, com o predomínio de um pequeno número de países sobre o resto do mundo. Em termos sociais, as contradições se acentuavam nas cidades e no campo. A situação era crítica e de incerteza.Citas
AKHMÁTOVA, Anna. Antologia Poética. Trad. Lauro Machado Coelho. Porto Alegre:L&PM POCKET, 2009.
ADORNO, T. N. Notas de Literatura I. São Paulo: Duas cidades/ ED. 34, 2003.
HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo> Martins Fontes, 2003.
CARPEAUX, O. M. Tendências contemporâneas na Literatura. Rio de Janeiro: Ed. Tecnoprint S. A., s/d.
TADIÉ, Jean-yves. A crítica Literária no século XX. Trad. Wilma F. Ronald de Carvalho. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.A., 1992.
ELIOT, T. S. Ensaios de doutrina crítica. Lisboa: Guimarães Editores, 1997.
SCHILLER, F. A educação estética do homem: numa série de cartas. São Paulo:Iluminuras, 1990.
RANCÃŒERE, J. Políticas da escrita. São Paulo: Editora 34, 1995.
COELHO, L. M. Apresentação. IN: AKHMÁTOVA, A. Antologia Poética. Porto Alegre: L&PM POCKET, 2009.
SZABOLCSI, Miklós. Literatura universal do século XX: principais correntes. Brasília: UNB, 1990.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).