A parrhêsia cínica no olimpo midiático contemporâneo: o caso Ozzy Osbourne

Autores/as

  • Flavio Pereira Senra IFRJ

Resumen

O presente artigo investiga a composição do discurso estético-ideológico do músico inglês Ozzy Osbourne, focando nas estratégias utilizadas na construção sua imagem no cenário cultural do Heavy Metal. Através da análise de letras de canções, entrevistas, fotos promocionais e episódios biográficos, evidencia-se o emprego de elementos pertencentes ao plano da mundanidade na formação de sua imagem como celebridade de um Olimpo midiático. Através da associação da imagem pública do cantor a traços pertencentes a campos semânticos marginais (como o do demoníaco e o da insanidade), nota-se um esvaziamento de conceitos
canônicos na formação da persona pública do artista. Evidencia-se  também o uso de episódios da vida privada do cantor como estratégia de legitimação de seu discurso estético parrhesiásticocínico.

Palavras-chave: Heavy Metal, Parrhêsia, Pós-Modernidade.

Publicado

2013-09-30