Feliz Aniversário: trocas subjetivas modernas
Resumen
O trabalho parte da observação de uma festa infantil de aniversário como propulsora de reflexões, a partir das quais se tece um breve estudo comparativo entre as noções de subjetividade na sociologia (Norbert Elias), na filosofia (Hegel/Deleuze, Foucault) e na psicologia (Freud), além de aplicar tais noções à leitura crítica do conto “Feliz aniversário”, de Clarice Lispector.Citas
BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 35ª edição, São Paulo: Cultrix, 1994.
DANTAS, Marília Antunes. Subjetividade moderna: tragicidade e angústia segundo Kierkegaard e Freud. Fonte: www.psicologia.com.pt. Extraído em 15/03/09.
DELEUZE, Gilles. “Empirismo e subjetividade”. In: Empirismo e subjetividade - ensaio sobre a natureza humana segundo Hume.
Tradução: Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2001.
EAGLETON, Terry. Teoria da Literatura: uma introdução.São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, s/d.
KIERKEGAARD, Soren. El concepto de la angustia. 4ª edição, Coleção Austral, Argentina: Espasa-Calpes, 1952.
LISPECTOR, Clarice. “Feliz aniversário”. In: Laços de família. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.
MONTEIRO, Adolfo Casais (org.). Fernando Pessoa: poesia. 5ª edição, Rio de Janeiro: Edit. Agir, 1970
SANTOS, Roberto Corrêa dos. “Artes de Fiandeira”. In: Laços de família. 27ª edição, Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1968.
STANZEL, Franz K. A Theory of Narrative. Cambridge University Press, 1987.
VEYNE, P. Como se escreve a história e Foucault revoluciona a história. Brasília:Edit. UNB, 4ª Ed., 1998, p. 243
ŽIŽEK, Slavoj & DALY, Glyn. Arriscar o impossível: conversas com Žižek. Tradução:Vera Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).