A (des)identidade cultural do sujeito poÌs-moderno
Resumen
Este ensaio pretende abordar questões concernentes ao sujeito poÌs-moderno, que vivencia os conflitos de identidade cultural, a fragmentação da sociedade moderna e o fenoÌ‚meno da globalização. Para tal, faremos uso do poema "Ode aÌ€ TropicaÌlia”, da poetisa contemporaÌ‚nea Laura Esteves, encontrado em anexo, juntamente com alguns textos de apoio, dentre eles o livro A Identidade Cultural na PoÌs- Modernidade de Stuart Hall.
Citas
BAUMAN, “Dentro e fora da caixa de ferramentas da sociabilidade”. In: Amor liÌquido. Sobre a fragilidade dos laços humanos. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.
CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. “A crise da eÌtica hoje”. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 146: 5/15, jul. - set., 2001.
______________ “A sociedade do conhecimento: passes e impasses”. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 152: 11/20, jan. -- mar., 2003.
ESTEVES, Laura. www.almadepoeta.com
FUKS, Saul. “A sociedade do conhecimento”.In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 152: 75/ 101, jan. -mar., 2003.
LENINE. www.lenine.letras.terra.com.br
HALL, Stuart. A identidade cultural na poÌs-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. 7a ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
LIPOVETSKY, Gilles & CHARLES, SeÌbastien. Os tempos hipermodernos. Trad. Mario Vilela. São Paulo: Barcarolla, 2004.
RefereÌ‚ncias sobre o Tropicalismo (DicionaÌrio Cravo Albim da MuÌsica Popular Brasileira) www.dicionariompb.com.br
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).