DEUS E OS ESCRITORES NÃO TÊM CENTRO
Resumen
Análise de cinco textos de J.L. Borges que tratam da escritor e da descentramento do indivíduo. Os textos, três deles em Discusión e dois em El Hacedor, relacionam o ofício do escritor com uma fragmentação da alma que os aproxima de Deus: o escritor é um indivíduo mais evidentemente descentrado que outros porque, como Deus, se fragmenta não só nas suas várias almas, mas também nas alheias. Sob a luz das recentes discussões sobre as transformações na percepção da identidade e da alteridade que acompanham a globalização, o trabalho tenta: situar a importância do tema do sujeito descentrado em Borges; localizar o problema do descentramento do sujeito em Borges como parte dos vários descentramentos do autor; e reconstruir os diferentes raciocínios nos que se baseia cada um dos cinco textos mencionados no princípio, analisando como esses raciocínios se completam, se enfrentam, se anulam e convivem.
PALAVRAS-CHAVE: sujeito descentrado; identidade fragmentada e ofício de escritor; Deus fragmentado.
Citas
BORGES, J.L. -- Fervor de Buenos Aires
______ Evaristo Carriego
______ Discusión
______ Historia Universal de la Infamia
______ Ficciones
______ El Aleph
______ El Hacedor
______ Otras Inquisiciones
todos nas Obras Completas, Emecé Editores, Buenos Aires, 1974
COVIZZI, L. M. -- O insólito em Guimarães Rosa e em Borges -- tese de doutoramento da USP, fotocópias, 1974
COZARINSKY, E. -- Borges en/y/sobre cine -- Editorial Fundamentos, Madrid, 1981
FOUCAULT, M. -- What is an Author? -- em The Foucault Reader. Paul Rabinow ed., New York, Pantheon, 1984
HALL, J. S. -- A identidade cultural na pós-modernidade -- DP&A Editora, Rio de Janeiro, 1999, 3ª edição.
JOZEF, B. -- Jorge Luis Borges -- Livraria Francisco Alves Editora S.A., Rio de Janeiro, 1996
RINCÓN, C. -- La no simultaneidad de lo simultáneo -- Editorial Universidad Nacional, Bogotá, 1995
TEITELBOIM, V. -- Los dos Borges. Editorial Sudamericana, Santiago de Chile, 1997
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).