Uma anaÌlise da poeÌtica cinematograÌfica em MaÌrio de Andrade
Résumé
O presente artigo propõe o exame de alguns poemas selecionados da obra do poeta paulista MaÌrio de Andrade, publicadas no periÌodo de 1922 a 1930, no que concerne aÌ€ mobilidade do olhar moderno e aÌ€s imagens polifoÌ‚nicas, ambas as caracteriÌsticas que se relacionam aÌ€ linguagem cinematograÌfica, isto eÌ, a primeira caracteriÌstica ressaltando o aspecto dinaÌ‚mico do olhar do homem do seÌculo XX e a segunda o simultaneiÌsmo da linguagem posta em fita pelo cinema. O objetivo central estaÌ em apontar as caracteriÌsticas da linguagem cinematograÌfica que, apreendidas por MaÌrio, um espectador de cinema nada comum, são retrabalhadas no aÌ‚mbito de sua poesia.
Palavras-chave: modernismo, cinema, poesia, MaÌrio de Andrade.
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