Literatura comparada: foco nas diferenças
Résumé
Este artigo é fruto da nossa monografia. Nela, analisamos comparativamente os romances Vidas Secas, de Graciliano Ramos, e Ratos e Homens, de John Steinbeck. Na monografia, analisamos de forma breve as semelhanças das obras, mas buscamos priorizar o trabalho com as diferenças existentes. Percebemos, então, que a análise das diferenças entre obras na literatura comparada pode gerar trabalhos enriquecedores numa perspectiva teórica e crítica. Buscaremos, nesse artigo, refletir brevemente sobre a literatura comparada, e mostraremos os resultados da comparação feita no nosso trabalho anterior, com o objetivo de exemplificar como muitos estudos interessantes nesse campo da literatura podem ser feitos se tiverem como foco as diferenças entre os romances.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).