De Bentinho a Bento Santiago: masculinidades deslizantes
Résumé
A problematização da masculinidade no campo das Ciências Humanas e das Ciências Sociais é recente. Diferente do que aconteceu com as mulheres, que se tornaram objeto de estudo já na década de 1970 e ganharam visibilidade nos anos 1980 com a adoção da perspectiva de gênero, os homens converteram-se em objeto de pesquisa, apenas, em meados dos anos 1990. Apreender os aspectos que permeiam a formação das masculinidades torna-se relevante à medida que pode colocar em xeque os estereótipos construídos sobre o masculino que são responsáveis por perpetuar práticas e discursos machistas e opressores. Com essa proposta de trabalho, que será norteada pelos Estudos culturais e pelos Estudos de Gênero, pretendemos trazer à tona o oportuno debate sobre a identidade masculina e as masculinidades que a compõem. Nesse intuito, recorreremos à análise da constituição identitária de Bento Santiago, personagem da obra Dom Casmurro de Machado de Assis, focalizando a infância e a adolescência de Bentinho.
Palavras-chave: Masculinidades, Identidade masculina, Estudos de Gênero, Bento Santiago.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).