Weltliteratur e nacionalismos na histoÌria da literatura comparada
Résumé
Os conceitos de nação e nacionalismo surgiram na virada do seÌculo XVIII para o XIX, na esteira das revoluções burguesas na Europa e dos movimentos de independeÌ‚ncia no Novo Mundo. Nesse contexto o autor alemão Goethe cunhou, nos anos 1820, o conceito de Weltliteratur, “literatura mundial”, que foi interpretado de diversas formas desde então. Este trabalho pretende investigar como as formulações sobre a Weltliteratur teÌ‚m acompanhado o desenvolvimento da Literatura Comparada como disciplina acadeÌ‚mica -- primeiro como estudos dualistas de fontes e influeÌ‚ncias entre literaturas de paiÌses distintos, e mais recentemente como um diaÌlogo entre culturas --, bem como as transformações na proÌpria ideia de nação no mundo poÌs- colonial.
Palavras-chave: literatura comparada, nacionalismo, disciplina acadêmica.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).