O Náufrago: a individualidade em colapso
Résumé
O Náufrago, de Thomas Bernhard, é um romance que dá prosseguimento à tradição moderna do desfacelamento da estrutura romanesca linear. Construído sobre fragmentos de memória de um narrador-personagem, o tempo passado dá a tônica das ocorrências do presente, meras decorrências de situações anteriores definitivas, o que resulta em um monólogo interior niilista, pessimista, rascante, exageradamente crítico e que por isso, em determinados momentos, beira o humor, muitas vezes intencional e típico da escrita de Thomas Bernhard, autor conhecido pela alta voltagem de sua violência verbal. Nesse ponto, é escusado dizer que a obra de Bernhard não é em nada rotulável, em especial se levarmos em conta sua soberba capacidade retórica, única na literatura de língua alemã contemporânea, quiçá mundial.
Références
BERNARD, Thomas. Alte Meister. Kom¶die. Frankfurt/Main: Suhrkamp: 2004.
BERNHARD, Thomas. O Náufrago. São Paulo: Companhia das Letras, 1996. Tradução de Sérgio Tellaroli.
HUYSSEN, Andreas. Memórias do Modernismo. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1997. Tradução de Patrícia Farias.
REICH-RANICKI, Marcel. Sein Heim war unheimlich. In: Thomas Bernhard. Aufsätze und Reden. Mit Fotografien von Barbara Klemm. Zürich: Amann, 1990.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).