A Literatura e o vampiro no século XIX
Résumé
O século XIX ainda não havia terminado de produzir textos do gênero envolvendo a figura do vampiro. No final do século, em 1897, um irlandês iria trazer à luz de um fim de século perturbado pelas promessas de Nostradamus, pelas teorias filosóficas de Comte, Marx e Darwin, aquele que seria o retrato definitivo do monstro medieval que havia rondado a Europa. Bram Stoker iria revolucionar com seu texto epistolar, narrado em primeira pessoa, as produções góticas do período, contando a história de um ser imortal preso à vida por ter em si uma amargura e um gosto maior por sangue do que o respeito pela vida humana: o conde Drácula.
Références
RICE, Anne.(1976).p-59
BARTHES, Roland. (1980). p-149
MELTON. J.Gordon. (2003). p-638
FERREIRA, Cid Vale. (2002). p-37
FERREIRA, Cid Vale. (2002). p-39.
BATAILLE, Georges. (1987). p-131
GAUTIER, Théophile. (1844)
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).