Os caminhos da memória e o inconsciente coletivo
Résumé
A memória é um tema muito estudado por diversos ramos da ciência; entre eles, a psicologia, a sociologia, a medicina e a literatura. Neste capítulo, faremos um apanhado dos diversos pareceres sobre o tema, de maneira interdisciplinar, sempre tendo como eixo norteador a literatura. Logo, faremos uma trajetória do conceito de memória e suas implicações.
Références
BERGSON, Henri. Matéria e memória. Trad. Paulo Neves. 2 a ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade. São Paulo: T. A. Queiroz, 1983.
CASTRO, Antônio Jardim. Música, vigência do pensar poético. Tese de doutorado em Poética. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 1997 (capítulo III).
FREUD, Sigmund. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Trad. Jayme Salomão. Vol. IX. Rio de janeiro: Imago, 1977.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. Trad. Laurent Leon Schaffter. São Apulo: Vértice, 1990.
HALL, Calvin e NORDBY, Vernon. Introdução à Psicologia jungiana. Trad. Heloísa de Lima Dantas. São Paulo: Cultrix, 1994.
JUNG, Carl G. O homem e seus símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinto. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964.
LEITE, Dante Moreira. Psicologia e Literatura. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1967.
MARCUSE, Herbert. Eros e civilização: uma crítica filosófica do pensamento de Freud. Trad. Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1968.
Téléchargements
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).