O Poder do Discurso e o Discurso do Poder em Viva o Povo Brasileiro
Résumé
O projeto da Modernidade de desencantamento do mundo para o progresso da humanidade tinha como ponto de partida a racionalidade. Todo o saber necessitava ser submetido à verificação, à utilidade e ao cálculo para ser verdadeiro. O conhecimento aplicado à técnica assegurava o domínio da natureza e dos outros homens. O saber assegurou que o esclarecimento instaurasse um novo paradigma para conhecer o mundo e transformá-lo. Foi assim que o conhecimento da técnica, da ciência, do método, tornou-se um instrumento de poder para justificar a posição hegemônica da sociedade burguesa europeia e aliada à força física conseguiu subjugar os povos que habitavam além das fronteiras do Ocidente.Références
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: Fragmentos Filosóficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1ª ed., 1996.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Ed. Graal, 14ª ed., 1999
_______. A Ordem do Discurso. São Paulo: Loyola, 1999.
RIBEIRO, João Ubaldo. Viva o Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1984.
SAID, Edward. Orientalismo: O Oriente como Invenção do Ocidente. São Paulo:Companhia das Letras, 1990.
Téléchargements
Publié-e
2011-08-30
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).