ÁÌFRICA: OBJETO DA HISTOÌRIA, SUJEITO NAS ARTES.
Résumé
Sempre falamos sobre AÌfrica, destacando aquilo que nos impressiona ou nos comove, ao mesmo tempo em que preferimos esquecer o que foge dos padrões de normalidade. O continente nos foi apresentado como objeto do discurso da histoÌria, sem nunca figurar o papel de sujeito. Falamos de AÌfrica, mas não ouvimos suas vozes, o que ela tem a nos contar por meio de narrativas, cantos, esculturas, pinturas, religiões... EstaÌ no horizonte desta comunicação contemplar a expressividade da cultura africana por meio da influeÌ‚ncia que exerce sobre as manifestações artiÌstico- culturais da sociedade brasileira, onde a voz africana dos negros que aqui chegaram como escravos ecoa nos gestos cotidianos, nas artes, no imaginaÌrio... Propõe-se aqui atentar para o murmuÌrio de vozes; o burburinho melodioso que nos contam histoÌrias que a histoÌria não quis ouvir.
PALAVRAS-CHAVE: cultura afro-brasileira; esteÌtica; semiologia.
Références
BASTIDE, Roger. O sagrado selvagem. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.
BOSI, Alfredo. "Plural, mas não caoÌtico". In: Culturas Brasileiras. São Paulo: Editora AÌtica, 1999.
COSTA e SILVA, Alberto da. A enxada e a lança, a AÌfrica antes dos portugueses. São Paulo: Nova Fronteira, 1996.
FROBENIUS, Leo & FOX, Douglas. A geÌ‚nese africana. Contos, Mitos e Lendas da AÌfrica. São Paulo: Landy Editora, 2005.
SOUZA, Marina de Mello e. AÌfrica e Brasil Africano. São Paulo: Editora AÌtica, 2006.
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