A dessubstancialização do homem na poética de Dostoiévki
Résumé
Esse texto percorre o romance Memórias de Subsolo de Dostoievski. A chave de leitura é o homem de razão imerso em seu subsolo refletindo sobre a possibilidade de enquadramento do ser humano pelas ciências.
Palavras-chave: homem; razão; angústia
Références
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Tradução: Paulo Bezerra. 2ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
CHATELET, F. Uma História da Razão. Jorge Zahar, Rio de Janeiro:1994.
COHN, Dorrit. Transparent Minds: Narrative Modes for Presenting Consciousness in Fiction. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 1983.
DESCARTES, R. Discursos do Método. In: Os Pensadores. Tradução: J. Guinsburg e Bento Prado Júnior. Abril Cultural: São Paulo, 1973.
____________. Meditações. In: Os Pensadores. Tradução: J. Guinsburg e Bento Prado Junior. Abril Cultural: São Paulo, 1973.
DOSTOIEVSKI, F. M. Memórias do Subsolo In: O Eterno Marido e Várias Novelas (obras completas e ilustradas). Rio de Janeiro, José Olímpio: 1967.
FRANK, Joseph. Dostoievski: As Sementes da Revolta. Tradução: Vera Pereira. São Paulo, EDUSP: 1999.
______________. Dostoievski: Os Anos de Provação. Tradução: Vera Pereira. São Paulo, EDUSP: 1999.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Márcia de Sá Cavalcante. Petrópolis, Vozes: 2000. Vol. I e II.
HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Petrópolis, Vozes: 1999.
KIERKEGAARD, S. O Desespero humano. Porto, Livraria Tavares Martins:1957.
______________. Temor e tremor. São Paulo, Livraria Exposição do Livro: 1965.
NIETZSCHE, F. Além do Bem e do Mal. Tradução: Márcio Pugliesi. Rio de Janeiro, Ediouro.
SOUZA, R. M. A Dialética da Intersubjetividade. In: Cerrados -- revista do curso de pós-graduação em literatura. Nº4, ano 4, 1995, p.11.
_____________. Assim Falou Zaratustra. Tradução: Mário da Silva.Rio de Janeiro, Civilização Brasileira: 1986.
PAZ, Otávio. O Arco e a Lira.
PLATÃO, A República. Livro X. 2ª edição; São Paulo, Difel, 1973
SOUZA, R. de M. A Identidade Platônica e a Diferença Nietzscheana. CERRADOS. Nº3, ano 3, 1994.
_________________. A Desconstrução da Metafísica e a Reconciliação de Poetas e Filósofos. In: Globalização e Literatura, Discursos Transculturais. V.1. Rio de Janeiro, Relume-Dumará: 1999.
__________________. A Dialética da Intersubjetividade. In: Cerrados -- revista do curso de pós-graduação em literatura. Nº4, ano 4, 1995.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).